Sobre

i2d - Instituto de Inclusão e Desenvolvimento

Visão de mercado e coragem para arriscar, Assim foi o nascimento!

Criada em 1995, pelo Professor de Computação Ivair Lima, que após ter deixado seu cargo de programador em uma empresa do ramo de pneus e suas aulas em cursos Técnicos em um Colégio Particular na cidade de Dracena, e pelo seu sócio Paulo Mito Ebizawa, contador da mesma empresa de pneus e também Professor do Curso Técnico de Contabilidade do mesmo Colégio, a CyberLife surgiu ao longo do tempo como uma nova opção em desenvolvimento de software, treinamentos, cursos de digitação vendas de equipamentos para informática e assistência técnica para clientes da cidade e região e consultoria em TI.

Sempre pesquisando sobre o que havia de melhor em matéria de tecnologia, a CyberLife passou a utilizar um programa que a diferenciava entre os outros cursos de digitação. Prático, moderno e eficaz, assim eram definidos os trabalhos da empresa no início que começava a ganhar o reconhecimento de seus clientes. Na área de desenvolvimentos de Softwares a CyberLife desenvolveu diversos, e entre eles trabalhou no desenvolvimento da informatização do curso Técnico de Contabilidade de um grande Colégio de Dracena, onde após a informatização foi notado um crescimento de 50% do número de alunos. Outro desenvolvimento de sucesso foi a informatização da Usina de Álcool da cidade de Junqueirópolis. Um avanço em todos os trabalhos da empresa, Fachada da primeira empresa onde foram implantados sistemas de Controle Administrativo, Financeiros, Recursos Humanos, Contábeis, Planejamento e Controle de Produção e Automação Industrial

A busca pela excelência é uma luta sem fim. Os resultados refletem na atualização dos currículos, desempenho dos profissionais e tecnologias, voltada ao nível de qualidade do ensino. Nos anos de 1996 e 1997 a CyberLife firmou-se como a empresa de maior confiabilidade na área de atuação. Para manter este elevado grau de qualidade, a CyberLife investiu constantemente em novos cursos e métodos tecnológicos, melhorando a formação de seus profissionais.

O surgimento de um nova empresa em Dracena.

Em 1998 começaram a ser estudados novos caminhos para a empresa. Estudos mostravam um futuro promissor na área de ISP (Internet Service Provider) Provedor de Serviço de Internet setor de provedores de internet. Daí por diante foi definida uma mudança para uma nova empresa que passou a ser denominada CLIPS – CyberLife Intemet Provider Service, iniciando os novos trabalhos em 20 de novembro de 1998, passando a realizar os trabalhos de provedor de internet na cidade e região. Foram investidos R$ 80.000,00, sendo que mais da metade deste valor foram gastos em equipamentos de última geração um deles foi o Total Control do fabricante 3Com, um equipamento de servidor de acesso remoto (RAS – Remote Access Server), equipamento esse que realiza a conexão do usuário até o provedor.

Prevendo futuras parcerias a CLIPS procurou desde o início investir em qualidade. Desde sua criação tornou-se um provedor de acesso rápido posicionando se entre os melhores da região. No primeiro mês de funcionamento a CLIPS conseguiu atingir o número de 100 assinantes, fornecendo sempre a qualidade que o consumidor exige. Durante todo o tempo de trabalho a CLIPS veio melhorando a cada dia seus trabalhos como provedor. Os investimentos na área de computação e em aparelhos que trouxessem maior e qualidade não foram poupados. Em pouco tempo a CLIPS tomava-se o provedor de melhor qualidade da região.

Com o crescimento da internet e avanço tecnológico, o diretor geral da empresa teve que diversificar suas buscas e pesquisas. A leitura e a informação passaram a ser as partes principais do trabalho. As descobertas pelas melhores tecnologias fizeram a diferença na hora de escolher o que iria ser investido. Iniciou-se um processo que definiria futuramente uma parceria com o maior provedor de internet, a nível nacional.

A parceria com o UOL – Universo On Line

Em meados de abril de 1999 aconteceu a primeira reunião com a AcessoNet, uma empresa do grupo UOL – Universo On Line, que concluiu uma parceria entre a CLIPS e o UOL para fornecimento de acesso local disponibilizando todo o conteúdo do UOL. Sua representação no contexto mundial de provedores de internet fez, em pouco tempo, com que o UOL se tornasse a maior empresa da América Latina. Acreditando no potencial de Dracena e região, a CLIPS não mediu esforços para que se firmasse esta parceria. Em 27 de julho de 1999 os assinantes do provedor de internet da CLIPS, passaram a ser assinantes do UOL O trabalho de migração dos usuários da CLIPS para o UOL foi reconhecido pelos diretores da AcessoNet, pois, nenhuma empresa até então havia conseguido migrar 99% da sua base de usuários.

Quando a CLIPS iniciou sua parceria com o tinha capacidade para atender modens convencionais e também os modelos velozes de tecnologias X2 e V.90, para conexão a 56,6 kbps, velocidade mais elevada permitida por linhas convencionais. Na época o provedor contava com 60 linhas digitais junto a Telefónica S/A e mais 128k de link da Embratel. Em novembro de 1999, 4 meses após a concretização da parceria com UOL a CLIPS instalou em seus equipamentos 256k de link junto a Embratel o único provedor com um link de 256k. Nesse mês foi solicitado mais 30 linhas digitais da Telefónica S/A, que devido à dificuldade de instalação, foram entregues apenas em fevereiro de 2000, quando a CLIPS passou a operar com 90 linhas. Em 20 de abril 2000 foram instaladas mais 30 linhas digitais da Telefónica S/A nos equipamentos da CLIPS, que passou a ter capacidade de 120 linhas digitais.  No dia 18 maio de 2000 a CLIPS instalou junto com a Embratel 512k de link, e passou a ser o provedor de maior capacidade de toda a região. O mês de julho do ano 2000 foi quando a CLIPS passou a contar com 150 linhas da Telefônica S/A. No dia 06 outubro de 2000 a CLIPS comemorou a instalação de 1 Mega de Link, equivalente a 1024k, junto com a Embratel o dobro da capacidade anterior torna. A CLIPS passou a ser a empresa de maior concentração de linhas da Telefónica e de melhor conexão com a Embratel, pois não se tinha conhecimento de uma empresa que tenha 150 linhas telefónicas e 1 Mega de Link na região da Nova Alta Paulista.

A Expansão dos trabalhos, a CLIPS instala filial em Adamantina.

Depois de dois anos investindo na qualidade de seu provedor na cidade de Dracena, a CLIPS concretiza mais uma realização grandiosa. Com a mesma qual idade do início de seus trabalhos na cidade de Dracena, o provedor abriu sua filial na cidade de Adamantina, onde ofereceu acesso também pelo Universo On Line. Expandindo seus trabalhos o provedor chega à Adamantina trazendo na bagagem 256k de link junto com a Embratel e mais 60 linhas digitais da Telefónica, dando qualidade e confiabilidade no serviço prestado aos clientes

A mesma qualidade empregada no provedor de Dracena passou a ser utilizada no provedor de Adamantina que também constava com um Total Control da 3Com. Em dezembro de 200 o provedor instalou mais 30 linhas, passando a ter 90 linhas em Adamantina. No mês de março o provedor Adamantina passou a contar com 384k de link da Embratel, garantindo uma melhor qualidade de acesso. Em pouco mais de 4 meses número de assinantes surpreende até mesmo os donos da empresa, levando-se em consideração que a cidade já contava com um sistema de provedor a nível nacional o Terra. Estudos mostram que no Brasil apenas 3% da população são possíveis usuários de internet, visto que com o avanço tecnológico este dado é alterado anualmente

Baseados neste estudo verificamos que atingimos 49,8%, do público estimado em 5 meses chegando a atingir outras cidades da região. Esse crescimento em Adamantina e Região foi espantoso para os diretores da empresa, entretanto mesmo assim confiando na solidificação do mercado de acesso a internet a CLIPS investe novamente em Adamantina aumentando seu Link para 512k no mês de maio de 2001. A instalação da filial do provedor afiliado UOL, na cidade de Adamantina foi decidida depois de muita pesquisa, e após verificar que a cidade está em um ponto estratégico da região, assim como a cidade de Dracena, os trabalhos foram concluídos e a decisão tomada.

A região da Nova Alta Paulista ganhava um Portal, AltaPauIista On Line Entretenimento, Lazer e Negócios.

Com o crescimento das informações e a velocidade da internet a CLIPS passou a atuar no ramo dos ASP (Application Service Provider) Provedor de Serviços e Aplicações e criou um novo Portal de Serviços e internet. A intenção é levar ao internauta da região todas as informações sobre sua cidade e tudo o que acontece na Nova Alta Paulista. Tendo em vista que as cidades de Dracena e Adamantina foram escolhidos como pontos estratégicos da região para instalação do provedor de internet, e a visão de que a união de todas as cidades de região era possível pela disponibilidade do meio de comunicação.  Surgia ai o Portal “AltaPaulista On Line”.

Em reunião realizada pelos diretores da CLIPS no dia 17 de novembro de 2000, foi decidido a troca do nome fantasia da empresa. A decisão foi tomada devido a inauguração do novo portal que seria lançado no dia 20, juntamente com o lançamento do novo provedor afiliado UOL que seria inaugurado na cidade de Adamantina. O nome escolhido por unanimidade foi AltaPaulista On Line, pois a intenção é tornar os provedores de Dracena e Adamantina um canal de informação que ligará toda a região da Nova Alta Paulista com o mundo.

Atualizado diariamente com notícias de toda a região, o Portal surgiu como uma nova opção de informação, entretenimento e diversão e negócios. Com 3 servidores de Quake, o jogo de maior sucesso da internet, o Portal ao usuário de internet uma página onde são encontrados e instalados por download os programas mais utilizados na navegação na internet. Ao mesmo tempo uma página de passo-a-passo foi criada para ensinar o usuário, com textos e fotos os melhores programas e as melhores ferramentas utilizados em um computador. O desenvolvimento de uma outra página, criada com a intenção de homenagear profissionais e pessoas que se destacam naquilo que fazem ou até mesmo fora de seu campo de trabalho.

A página Personalidades também foi um dos pontos de diferenciação do portal. Mas o maior diferencial entre outros provedores de internet da região, foi a implantação do Suporte Gratuito Local, um trabalho que permite ao cliente resolver qualquer problema em sua máquina na própria cidade. Os profissionais que realizavam este trabalho eram treinados na empresa e todos recebem apostilas e participam de cursos de especialização em manutenção, instalação e serviços gerais na máquina. A página que disponibiliza todas as informações sobre o Suporte Gratuito também está disponível no Portal.

Além do Tele-Suporte que diferencia o provedor de todos os outros da região, com atendimento rápido e resolução dos problemas do assinante no mesmo instante. Sempre colaborando com entidades desde sua formação a empresa nunca perdeu suas características e criou a a Página de Solidariedade, que juntamente aos assinantes arrecada roupas e doações de alimentos para serem distribuídos entre as entidades mais votadas no e-mail disponível na Página. Outro fator que a diferenciou foi O Alta Paulista Empresa, uma Página desenvolvida para hospedagem de empresas que queiram disponibilizar o conteúdo de sua empresa na internet.

Devido a necessidade, da expansão de fronteiras no mercado comercial, principalmente das empresas que necessitam de hospedagem sites, domínio e acesso dedicado, O AltaPaulista OnLine (entretenimento e lazer) criou uma divisão denominado AltaPaulista Empresa (negócios) para atendimento vip a empresas, serviços até então não prestados por nenhum outro provedor da região. Para disponibilizar uma home page ou site na internet uma empresa deve ter quem hospede este produto após ter sido desenvolvida por uma web design.

Este serviço é empresa. Outro serviço oferecido e o apoio a empresas que querem registrar seu domínio na intemet. Domínio seria o nome do registro que a empresa possuirá junto a Fapesp, por exemplo, www.altapaulista.com.br é registrado na Fapesp para a empresa CLIPS Internet Provedora de Serviços Ltda. Já o acesso dedicado é um trabalho oferecido graças a qualidade do provedor, dotado dos melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Funciona dentro do cliente empresarial que passa a estar conectada 24 horas por dia na internet, permitindo a realização